Lançamento do Comitê!

Gilney Viana, Mitã Chalfun, Marcus Ianoni e Leonardo Giordano

No dia 11 de agosto, com a presença de Gilney Viana, coordenador do Projeto “Direito à Memória e a Verdade” da Secretária Especial de Direitos Humanos, no auditório do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da UFF, foi lançado o Comitê pela Justiça, Verdade e Memória de Niterói em um ato em defesa da criação da Comissão Nacional da Verdade.

Para os mais de 50 presentes ao ato, entre estudantes, professores e perseguidos políticos, Gilney afirmou que a proliferação de Comitês pelo país será essencial para que o Brasil tenha uma Comissão Nacional da Verdade efetiva, como no caso argentino.

O vereador Leonardo Giordano lembrou que o Estádio Caio Martins foi utilizado pela repressão e as vítimas sempre pediram um memorial – até hoje poucos sabem da história. Não temos sequer uma placa, nada que sequer indique o que ocorreu. Em cada canto do país houve supressão da memória histórica. Já o professor Marcus Ianoni, que mediava o debate, contou um pouco de sua experiência enquanto perseguido político durante a ditadura militar, em São Paulo.

Compuseram a mesa, ainda, os estudantes Mitã Chalfun (vice-presidente da UEE-RJ) e Eduardo Beniacar, estudante de Ciências Sociais, que lembraram as histórias de estudantes da UFF, como Telma Regina e Fernando Santa Cruz, que foram torturados, mortos e seguem desaparecidos até os dias de hoje.

Anúncios

Sobre Usuário

Administrador do blog.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s